Descendência espanhola do Barão de Ayuruoca

DESCENDÊNCIA DA CASA REAL ESPANHOLA

CUSTÓDIO FERREIRA LEITE – BARÃO DE AYURUOCA - nascido em São João del Rei, MG, em 03/12/1782 e faleceu na fazenda Louriçal em 17/11/1859; Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o cemitério de Mar de Espanha, MG - Bacharel em Direito, Fazendeiro, Capitão-mor, Major e Coronel da Guarda Nacional; por Decreto de 14 de maio de 1855, recebeu do Imperador D. Pedro II, o título de Barão de Ayuruoca, pelo seu desprendimento em prol do desenvolvimento do Vale do Paraíba, construindo estradas, escolas, templos e monumentos; fundou Barra Mansa; construiu as Catedrais de Barra Mansa, Areal, Conservatória, Valença, Sapucaia, Mar de Espanha e Vassouras; Deputado Provincial de Minas Gerais; Possuía a Comenda da Imperial Ordem de Cristo; casou-se em 26 de outubro de 1811 com a Sra. TERESA MARIA ROSA DE MAGALHÃES VELOSO (FERREIRA LEITE), filha de HENRIQUE LOUZADA DE MAGALHÃES e de MARIA JOSEFA DA CONCEIÇÃO VELOSO, com a qual teve 3 filhos, José Custódio, Francisco Galdino e ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA LEITE; está enterrado em Mar de Espanha.

 

Filho de:

 

ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAIS, nascida em São João Del Rei, MG, em 22/12/1745 e falecida em São João Del Rei em 25/06/1823, que deu aos “Leite”, a partir desse casamento, descendência direta das Casas Reais Espanholas de Leão, Navarra, Castela, Astúrias e dos Reis Visigodos da Espanha, casada com o Capitão-mor JOSÉ LEITE RIBEIRO, nascido em Braga, Portugal, 01/07/1723 e faleceu em São João Del Rei, MG, 04/10/1801. Filho de FRANCISCO LEITE RIBEIRO, nascido em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal e de ISABEL FERREIRA (LEITE RIBEIRO), nascida em Barrosas de Santa Eulália, Conselho de Lousada, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal.

 

Filha de:

 

MARIA DE ASSUNÇÃO MORAIS, nascida em São João del Rei, 1721, falecida na mesma cidade em 20/02/1763. Casou em 1739 com o Capitão-mor LOURENÇO CORRÊA SARDINHA, falecido em São João Del Rei, 22/06/1747. Português, filho de PEDRO CORRÊA E ISABEL SARDINHA, naturais de Arganil, Coimbra, Portugal.

 

Filha de:

 

ANA PIRES DE OLIVEIRA, falecida em 1753. Casou em São Paulo, SP, em 20/12/1720 com ANTONIO VIEIRA DE MORAIS, falecido em 1742. Filho de ANTONIO VIEIRA DOURADO, português, nascido em Oliveira, Portugal, que casou em 1692 com FRANCISCA MACEDO, paulista. A partir de 1736 passaram a residir em São Miguel de Cajuru, distrito de São João Del Rei, MG.

 

Filha de:

 

ANA DE MORAIS MADUREIRA, nasceu em São Paulo, SP, em 1665. Casou em 1679 com MATIAS DE OLIVEIRA LOBO, paulista, Vereador em São Paulo, SP, de 1715 a 1720. Faleceu em 1745. Filho de SALVADOR FRANCISCO DE OLIVEIRA E ANA PIRES. Neto paterno de MANOEL FRANCISCO PINTO, português de Guimarães e de JÚLIA DE OLIVEIRA. Neto materno de ANTONIO DE SIQUEIRA, paulista, falecido em 1648 e de MARIA AFONSO. Bisneto paterno de BALTASAR FRANCISCO PINTO e MARIA GONÇALVES DE FREITAS e de MATIAS DE OLIVEIRA LOBO e ISABEL DA CUNHA. Bisneto materno de FRANCISCO DE SIQUEIRA, português, Juiz e Capitão dos Índios, em São Paulo, SP, em 1606 e Vereador de 1629 a 1634 e  de ANA PIRES DE MEDEIROS, paulista, falecida em 1668, e de PASCHOAL DIAS e FELIPA RODRIGUES. Descendente direta de SILVA LEME, CACIQUE TIBIRIÇÁ, Maioral dos Guaianases, pai de BARTIRA, batizada de ISABEL DIAS pelo Padre José de Anchieta. BARTIRA casou com JOÃO RAMALHO, Capitão-mor de São Paulo, que chegou ao Brasil em 1515. Deste casamento, que foi realizado pelo Padre José de Anchieta, muito amigo do casal, nasceram 5 filhos, um deles, menina, chamada JOANA RAMALHO, ancestral do Coronel Custódio Ferreira Leite, Barão de Ayuruoca. Na Cidade de Tupã, interior do Estado de São Paulo existe busto tanto da Isabel Dias como do amigo José de Anchieta. Este monumento está localizado na Praça da Bandeira, ao lado da Escola Índia Bartira, hoje Diretoria Regional de Educação. Como podemos notar, a Cidade de Tupã rende homenagem a uma grande guerreira brasileira, que acompanhou o marido, João Ramalho, com seus cinco filhos, à Bertioga, onde em 1532, João Ramalho, juntamente com os Tupiniquins constroem a 1ª paliçada em local estratégico de frente ao Canal de Bertioga, para defender a sua entrada. Em 1551 devido a importância estratégica do Canal de Bertioga para a defesa de São Vicente e Santos, é construído um forte de pedra para melhor resistir aos ataques dos inimigos. Em 1553 surge Hans Staden, que ao se salvar de um naufrágio na região é contratado para trabalhar nas novas fortificações do forte. Foi neste local que em 1563, os Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram antes de rumarem para Iperoig, hoje Ubatuba, para apaziguarem os nativos, na chamada “Confederação dos Tamoios”. Esta paz foi denominada de “Acordo de Iperoig”. Hoje esta fortificação se chama FORTE DE SÃO JOÃO, está situado na Cidade de Bertioga, litoral do Estado de São Paulo, administrado pela Prefeitura Municipal de Bertioga, e é aberto à visitação pública.  

 

Filha de:

 

Capitão (então) FRANCISCO VELHO DE MORAIS, nascido em 1599, falecido em 1674, Juiz Ordinário de São Paulo e um dos proclamadores da restauração portuguesa em São Paulo, em 03/04/1641. Casado com FRANCISCA DA COSTA ALBERNAZ, paulista, falecida em 1679.

 

Filho de:

 

ANA DE MORAIS DE ANTAS, casada em 2ª núpcias com FRANCISCO VELHO, português, Juiz Ordinário de São Paulo, SP, Procurador do Conselho e Vereador, falecida em 1619.

 

 

 

 

 

Filha de:

 

BALTASAR DE MORAIS DE ANTAS, chegou ao Brasil em 11/09/1579, trazendo carta de Nobreza, falecendo em 1600 Foi Juiz Ordinário em São Paulo, onde se casou com BRITES RODRIGUES ANNES, filha de JOANNES ANNES SOBRINHO, português, Juiz Ordinário de Santo André da Borda do Campo e Procurador do Conselho Municipal.

 

 

 

                                DESCENDÊNCIA EUROPÉIA

 

                           

Filho de:

 

INÊS NAVARRO DE ANTAS, casada com seu primo PEDRO DE MORAIS, filho de VASCO RODRIGUES DE MORAIS ANTAS.

 

Filha de:

 

ISABEL MENDES DE ANTAS, casada com NUNO NAVARRO.

 

Filha de:

 

MENDO DE MORAIS DE ANTAS, Senhor de Vimioso, casado com MARGARIDA DE VASCONCELOS.

 

Filho de:

 

AFONSO PIRES DE MORAIS DE ANTAS, Senhor de Vimioso e outras Terras, casado com ALDONÇA GONÇALVES DE MORAIS, filha de LUIZ PIRES DE TÁVORA E DE ALDA DE MORAIS.

 

Filho de:

 

INÊS RODRIGUES DE MORAIS, casada com MENDO ESTEVES DE ANTAS. 

 

 

 

Filha de:

 

RUI MARTINS DE MORAIS, ALCAIDE DE BRAGANÇA, em 1321, Senhor de Morais, casado com ALDA GONÇALVES MOREIRA, filha de GONÇALO RODRIGUES MOREIRA E DE MÓR MARTINS.

 

Filho de:

 

MARTIM GONÇALVES DE MORAIS viveu nos reinados de Sancho 2º e Afonso 3º, entre os anos de 1223 e 1278, aos quais prestou serviços de guerra. Casou com ELVIRA PIRES TAVARES.

 

Filho de:

 

GONÇALO RODRIGUES DE MORAIS, Senhor de Sória, que passou a Trás-os-Montes em Portugal e deu o nome ao lugar de MORAIS (1150 A 1220). Casado com CONSTANÇA SOARES, filha de SOEIRO DIAS OVEQUES E SANCHA PIRES.

 

Filho de:

 

RODRIGO GARCEZ DE AZA.

 

Filho de:

 

GARCIA GARCEZ DE AZA, Senhor de Montijo, Penafiel e Castelo de Serracim, casado com LEONOR FORTUNES, filha de FORTUM LOPES DE MORALES E ELVIRA PERES. ELVIRA PERES é filha de PEDRO NUNES, Senhor de Fuente Almecir e de ELVIRA PERES DE LARA.  

 

Filho de:

 

GARCIA DE CAMBRA.

 

Filho de:

 

ELVIRA DE TÓRO, nascida em 1034 e falecida em 1099, casou com seu primo GARCIA DE NAVARRA, Espanha, 4º Senhor de Aza. Neto de FERNÃO GONÇALVES, CONDE SOBERANO de CASTELA-INDEPENDENTE e de SANCHA GOMES, INFANTA DE NAVARRA. SANCHA GOMES é filha do CONDE GOMES ECHIGUES, 6º Senhor de Souza e de GONTROIDE MONIZ. GONTROIDE MONIZ é filha de MUNIO FERNANDES DE TÓRO; O CONDE GOMES ECHIGUES, é filho de CONDE ECHIGUES GOÇOY e de ARAGUNTA SOARES; ARAGUNTA SOARES é filha de SOEIRO DE NOVELAS e de MAYOR DIAS; MAYOR DIAS é filha de DIOGO RODRIGUES, chamado Procelos, CONDE E SOBERANO DE CASTELA e fundador de Burgos.

 

Filha de:

 

SANCHA, 13ª RAINHA DE LEÃO, Espanha, casada com FERNANDO, 1º REI DE CASTELA, em 1035. FERNANDO, REI DE CASTELA é filho de SANCHO III, REI DE NAVARRA e de ELVIRA GARCIA, 5ª CONDESSA DE CASTELA-INDEPENDENTE.

 

Filha de:

 

AFONSO V, 11º REI DE LEÃO, Espanha, falecido em 1027 no cerco de Vizeu, em Portugal. Casado com ELVIRA MELENDEZ; ELVIRA MELENDEZ, filha do CONDE DE GALIZA, Espanha, MELENDO GONÇALVES E MAYOR.

 

Filho de:

 

BERMUDO, 10º REI DE LEÃO, Espanha, falecido em 999, casado com ELVIRA FERNANDES. ELVIRA FERNANDES é filha de GARCIA FERNANDES, 2º CONDE DE CASTELA-INDEPENDENTE e AVA FERNANDES.

 

Filho de:

 

ORTONHO III, 7º REI DE LEÃO, Espanha, falecido em 955, casado com ELVIRA. ELVIRA é filha de GONÇALO e de TERESA, ele CONDE DAS ASTÚRIAS, Espanha.

 

Filho de:

 

RAMIRO II, 6º REI DE LEÃO, Espanha, falecido em 950. Casou com URRACA TERESA FLORENTINA. URRACA TERESA FLORENTINA, é filha de SANCHO GARCIA, 3º REI DE NAVARRA, Espanha, e de TODA ASNAR. TODA ASNAR é filha de ASNAR GALINDEZ, 2º CONDE DE ARAGÃO.

 

Filho de:

 

ORDONHO II, 3º REI DE LEÃO, Espanha, faleceu em 924. Casou com MUNIA ELVIRA. MUNIA ELVIRA é filha do CONDE MENDO GUTIERREZ e de ERMISENDA GUTIERREZ.

 

Filho de:

 

AFONSO III, O Magno, 1º REI DE LEÃO, e o 12º REI DAS ASTÚRIAS, Espanha, faleceu em 912. Casado com XIMENA DE NAVARRA. XIMENA DE NAVARRA é filha de GARCIA INIGNEZ e de URRACA INIGNEZ, ele REI DE NAVARRA, Espanha. URRACA INIGNEZ, RAINHA DE NAVARRA, é filha de SANCHO SANCHEZ, CONDE DE GASCUNHA, Espanha.

 

Filho de:

 

ORDONHO I, 11º REI DAS ASTÚRIAS, Espanha, falecido em 866; Casado com MUNIA DONNA.

 

Filho de:

 

RAMIRO I, 10º REI DAS ASTÚRIAS, Espanha, falecido em 850; Casado com sua prima URRACA PATERNA. URRACA PATERNA é filha de DIOGO RODRIGUES, 2º CONDE DE CASTELA, Espanha.

 

Filho de:

 

BERMUDO I, 8º REI DAS ASTÚRIAS, Espanha, falecido em 795; Casado com a INFANTA de Navarra, Espanha, USENDA NUMINHA.

 

Filho de:

 

VIMÁRIO, Príncipe da Casa Reinante das Astúrias, Espanha, falecido em 766; casou com USENDA.

 

 

Filho de:

 

AFONSO I, 3º REI DAS ASTÚRIAS, Espanha, falecido em 757; Casou com sua prima ERMIZENDA, Princesa das Astúrias, Espanha. ERMIZENDA é filha de PELÁGIO, 1º REI DAS ASTÚRIAS e de GANDIOSA, RAINHA DAS ASTÚRIAS.

 

Filho de:

 

PEDRO DE CANTÁBRIA, DUQUE DE CANTÁBRIA, Espanha, nascido em 700.

 

Filho de:

 

FLÁVIO ERVÍGIO, 31º REI VISIGODO da Espanha, reinando entre 680 e 687, casou com LUIBIGOTONA. A Rainha Visigoda Espanhola LUIBIGOTONA, é neta de RECADERO I, 18º REI VISIGODO da Espanha e da RAINHA CLODUSINDA. A RAINHA CLODUSINDA é filha dos REIS DA AUSTRÁSIA-LORENA, em França, o REI SEGIBERTO e a RAINHA BRUNNECHILDE. O REI RECADERO I, é irmão de Santo HERMENEGILDO, que terá sua vida descrita em anexo.

 

 

Filho de:

 

ARDABASTO, CONDE, casado com sua prima FLÁVIA CIDASUNTO. FLÁVIA CIDASUNTO é filha de FLÁVIO CIDASUNTO, 28º REI VISIGODO da Espanha e de RICIBERGA CIDASUNTO.

 

Filho de:

 

ATANAGILDO, casado com FLÁVIA JULIANA. FLÁVIA JULIANA é sobrinha do Imperador Maurício, do Império Romano do Oriente.

 

Filho de:

 

HERMENEGILDO, REI DE SEVILHA, Espanha, casou com a Princesa INGUNDA. A Princesa INGUNDA é filha dos REIS DA AUSTRÁSIA-LORENA, em França, o REI SEGIBERTO e a RAINHA BRUNNECHILDE. HERMENEGILDO, REI CATÓLICO, foi degolado por ordem do pai, por se negar a professar a sua religião, a Ariana, tornou-se mártir da fé católica, no Sábado Santo de 13 de abril de 586 e o seu principal milagre depois de sua morte, foi a conversão do pai, a que se seguiu a de toda a Espanha à religião Católica. A Igreja celebra sua festa no dia 13 de abril. Foi canonizado em 595, quando se tornou SANTO HERMENEGILDO.

 

Filho de:

 

LEOVIGILDO, 17º REI VISIGODO da Espanha de 568 a 586; Casou com sua prima TEODÓSIA. TEODÓSIA é filha de SEVERINO, DUQUE DE CARTAGENA e de TEODORA. TEODORA, Duquesa de Cartagena, é filha de TEODORICO, 10º REI VISIGODO da Espanha e 1º REI OSTROGODO da Itália. Pai de RECADERO I, 18º REI VISIGODO da Espanha, casado com a RAINHA CLODUSINDA.

 

Filho de:

 

AMALARICO, 11º REI VISIGODO da Espanha, casado com CLOTILDE, RAINHA CATÓLICA da Espanha. Nasceu em 506 e faleceu na tomada de Barcelona em 531, contra seus cunhados Childerico e Clotário, por querer impor a sua esposa a Religião Ariana, sendo ela Católica. CLOTILDE é filha dos Reis Francos, CLÓVIS I, REI DOS SÁLICOS, falecido em 551 e de CLOTILDE, SANTA CLOTILDE, falecida em 03/06/545. Seu corpo acha-se enterrado na Igreja dos Santos Apóstolos, em Paris. A RAINHA CLOTILDE é filha de CHILDÉRIO, REI DE VIENA, ÁUSTRIA.

 

Filho de:

 

ALARICO, o moço, 8º REI VISIGODO da Espanha, onde reinou de 487 a 507, falecendo em 509. Casou com A Princesa TEOGONDA. A Princesa TEOGONDA é filha de TEODORICO, REI OSTROGODO da Itália e 10º REI VISIGODO da Espanha.

 

Filho de:

 

EURICO, 7º REI VISIGODO da Espanha, reinando entre os anos de 466 e 484. Casou com a Princesa SISENANDA.

 

Filho de:

 

THEODORETO, 4º REI VISIGODO da Espanha. Entronizado em 419 e faleceu em 451 na batalha de Toulouse contra Átila, o Huno. Foi sucedido por seu filho, EURICO, 7º REI VISIGODO da Espanha.